A saúde da segunda maior cidade do Estado está no IML. O caos é de tamanha proporção que nem podemos dizer “A saúde de Imperatriz está na UTI – Mas como se nem UTI tem! ”Não generalizando, enquanto isto parte da imprensa e políticos locais tentam explicar o inexplicável e jogar a culpa nos doentes de outros Estados. Será que eles desconhecem que quando um centro avançado de saúde recebe uma pessoa enferma que chega numa ambulância vinda de outra Cidade, Região, Estado que não oferece atendimento qualificado. Esse doente traz consigo a famosa guia de internação (AIH) e que os gastos com seu tratamento é bancado pelo seu município de origem.
Imperatriz é grande e considerada cidade pólo mais infelizmente tem pessoas com pensamentos provincianos e digamos até mesquinho.
Já imaginou se Teresina no Piauí resolvesse barrar o atendimento de saúde das pessoas oriundas do Maranhão. Se Goiânia que também recebe um grande numero de doentes dessa região principalmente casos de câncer, queimados, e outras doenças crônicas fechasse a porta. Ou se Brasília com o Sara não recebesse mais as pessoas com necessidades de reabilitação. Araguaína no Tocantins em represaria, desse o troco e não aceitasse mais os pacientes do Estado vizinho MA que lhe procura para tomar quimioterapia e radioterapia é isso mesmo amigos, os doente de câncer dessa região só tem como alternativa a cidade de Araguaína por que Imperatriz cidade pólo não oferece esse tipo de tratamento.
Quem precisa realmente de atendimento médico já sabia que essa bomba estava preste a estoura e não foi nenhuma novidade a cobertura da mídia nacional denunciando o descaso com a saúde e a falta de UTI. Mas tudo isso tem explicações falta de investimento ao longo dos anos, falta de planejamento, falta de gestão, falta de respeito dos nossos governantes com essa gente tão sofrida que não tem alternativa se não mendigar em enormes filas atravessando madrugadas um direito seu garantido pela constituição.
Agora nos holofotes da desgraça alheia aparecem os salvadores da pátria com medidas paliativas, verbas minguadas, a contra-gotas com sua velha e covarde maneira de fazer politicagem - Como isso me enoja... E fico a perguntar até quando?
Já os nobres vereadores realizam sessão extra ordinária na câmara municipal para mudar o nome de empreendimento privado por discordar do nome dado a um shopping da cidade. (isso é responsabilidade de vereador?)
Imperatriz é grande é considerada centro de referencia, é uma cidade pólo – Mas as pessoas precisão acompanhar sua grandeza, com visão macro e deixar de lado suas paixões partidárias e parar de agir como provincianos.
Finalizando, sei do esforço do atual Prefeito peregrinando nos ministérios em Brasília e deposito um voto de confiança nele – Que Madeira coloque novamente Imperatriz nos trilhos para que nossa cidade continue fazendo jus a seu nome MAJESTOSA IMPERATRIZ.
Att: Ronilson filho de Lagoa Verde que mora em Goiânia e sabe muito bem o sentido da palavra oportunidade – Pois, tive câncer e digo sem a menor sombra de duvida se hoje morasse no Maranhão não teria a chance que tenho aqui em Goiás de ter um tratamento digno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário